суббота, 9 июня 2018 г.

Como as opções de ações afetam o eps


Calculando o EPS Básico e Totalmente Diluído em uma Estrutura de Capital Complexa.


6. Demonstrações Financeiras 7. Índices Financeiros 8. Ativos 9. Passivos 10. Bandeiras Vermelhas.


16. Investimentos Alternativos 17. Gestão de Portfólio.


Existem algumas regras básicas para calcular o ESP básico e totalmente diluído em uma estrutura de capital complexa. O ESP básico é calculado da mesma forma que em uma estrutura de capital simples.


EPS básico e totalmente diluído são calculados para cada componente da receita: receita de operações contínuas, lucro antes de itens extraordinários ou mudanças no princípio contábil e lucro líquido.


Para calcular o EPS totalmente diluído:


Lucro diluído = [(lucro líquido - dividendo preferencial) / número médio ponderado de ações em circulação - impacto de títulos conversíveis - impacto de opções, bônus de subscrição e outros títulos diluidores]


(lucro líquido - dividendos preferenciais) + dividendo preferencial conversível + (juros da dívida conversível * (1 t))


média ponderada de ações + ações de conversão de ações preferenciais conversíveis + ações de conversão de dívida conversível + ações emitidas de opções de ações.


Para entender este cálculo complexo, vamos olhar para cada possibilidade:


Se a empresa tiver obrigações convertíveis, use o método convertido:


1. Conversão de tendência como ocorrendo no início do ano ou na data de emissão, se ocorreu durante o ano (aditivo ao denominador).


2. Eliminar as despesas de juros relacionadas, líquidas de imposto (aditivo ao numerador).


Se a empresa tiver ações preferenciais conversíveis, use o método convertido em if:


1. Elimine o dividendo preferencial do numerador (diminua o numerador).


2. Trate a conversão como ocorrendo no início do ano ou na data de emissão, se ocorreu durante o ano (aditivo ao denominador). Além disso, use a taxa de conversão mais vantajosa disponível para o portador da garantia.


Opções e warrants usam o método de ações em tesouraria:


1. Suponha que o exercício tenha ocorrido no início do ano ou data de emissão, se ocorrer durante o ano.


2. Suponha que os recursos sejam usados ​​para comprar ações ordinárias para ações em tesouraria.


3. Se o preço de exercício & lt; preço de mercado do estoque, a diluição ocorre.


4. Se o preço de exercício & gt; preço de mercado, os títulos são anti-dilativos e podem ser ignorados no cálculo do EPS diluído.


A empresa ABC tem:


- Lucro líquido de US $ 2 milhões e média ponderada de 2 milhões de ações em circulação no período contábil.


- Títulos conversíveis em ações ordinárias no valor de US $ 50.000: 50 a US $ 1.000, com juros de 12%. Eles são conversíveis em 1.000 ações ordinárias.


- Um total de 1.000 ações preferenciais conversíveis pagando um dividendo de 10% e conversível para 2.000 ações ordinárias, com um par de US $ 100 por ação preferencial.


- Um total de 2.000 opções de ações em circulação, 1.000 das quais foram emitidas com um preço de exercício de $ 10 e as outras 1.000 das quais têm um preço de exercício de $ 50. Cada opção de ação é conversível para.


10 ações ordinárias.


- Uma taxa de imposto de 40%.


- Ações cujo preço médio de negociação é de $ 20 por ação.


Calcule o EPS totalmente diluído.


Se a dívida for convertida, a empresa terá que emitir 50.000 (50 * 1.000) ações ordinárias adicionais. Como resultado, o WASO aumentaria para 2.050.000.


Como a dívida seria convertida, nenhum juro teria que ser pago. Os juros foram de US $ 6.000 por ano. A despesa de juros fluiria para os acionistas ordinários, mas não antes do IRS obter uma parte dela. Portanto, líquida de impostos, a empresa teria gerado um adicional de US $ 3.600 [(6.000 * (1-40%)] no lucro líquido.


WASO ajustada: 2.050.000.


Lucro líquido ajustado: US $ 2.003.600.


Se a ação for convertida, a empresa terá que emitir mais 2.000 ações ordinárias. Como resultado, o WASO aumentaria para 2.052.000.


Como o dividendo preferencial não seria mais emitido, a empresa não teria que pagar US $ 10.000 em dividendos (100 x 1.000 x 10%). Como os dividendos não são dedutíveis, não há implicações fiscais. Assim, a empresa teria gerado um adicional de US $ 10.000 no lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários.


WASO ajustada: 2.052.000.


Lucro líquido ajustado: US $ 2.003.600.


O dividendo preferencial é reduzido a zero, porque os Dividendos Preferidos se anularão mutuamente após a Fórmula do EPS Diluído acima (assumindo que todas as ações preferenciais são ações preferenciais conversíveis).


Digamos que existam 1.000 opções de ações em dinheiro (preço de exercício & lt; preço de mercado de ações). Os titulares da opção de ações podem converter suas opções em ações para obter lucro a qualquer momento e hora.


Digamos que 1.000 opções de ações estejam fora do dinheiro (preço de exercício & gt; preço de mercado das ações). Os detentores da opção de ações não converteriam suas opções, porque seria mais barato comprar as ações no mercado aberto.


A opção out-of-the-money pode ser ignorada. As opções dentro do dinheiro precisam ser contabilizadas.


Veja como as opções dentro do dinheiro são contabilizadas:


1) Calcular o valor levantado através do exercício das opções:


1000 * 10 * $ 10 = $ 100.000.


2) Calcule o número de ações ordinárias que podem ser recompradas usando o valor levantado através do exercício de opções (encontrado na etapa 1):


US $ 100.000 / 20 = 5.000.


3) Calcular o número de ações ordinárias criadas pelo exercício das opções de ações:


1000 * 10 = 10.000.


4) Descobrir o número líquido pelo qual o número de novas ações ordinárias, criadas como resultado das opções de ações exercidas (encontradas na etapa 3), exceder o número de ações ordinárias recompradas ao preço de mercado com os recursos recebidos do exercício da ação. opções (encontradas na etapa 2):


10.000 - 5.000 = 5.000.


5) Encontre o número total de ações se as opções de ações forem exercidas: adicione o número médio ponderado de ações ao que você encontrou na etapa 4:


2.052.000 + 5.000 = 2.057.000.


EPS totalmente diluído = 2.000.000 + 3.600 - 10.000 + 10.000 = 2.003.600 = 0,974.


2.000.000 +50.000 + 2.000 +5.000 2.057.000.


Apresentação e divulgação.


Estrutura de capital simples.


uma. O EPS básico é apresentado para receita de operações contínuas, lucro antes de itens extraordinários ou alteração no princípio contábil e lucro líquido.


b. Relatado para todos os períodos contábeis apresentados.


c. O EPS do período anterior é corrigido para quaisquer ajustes de período anterior.


d. Notas de rodapé são necessárias para desdobramentos e dividendos de ações.


Estrutura de capital complexa.


uma. O lucro por ação básico e o lucro por ação totalmente diluído são apresentados para receita de operações continuadas, lucro antes de itens extraordinários ou mudança no princípio contábil e lucro líquido.


b. Relatado para todos os períodos contábeis apresentados.


c. O EPS do período anterior é corrigido para quaisquer ajustes de período anterior.


Como as opções de ações dos funcionários podem influenciar o valor das ações ordinárias.


Contar os lucros corporativos nunca foi fácil, mas nos últimos anos tornou-se ainda mais difícil à medida que contadores, executivos e reguladores debatem como contar o crescente número de opções de compra de ações emitidas para altos executivos e funcionários de base. A maior parte do debate é sobre se as opções devem ser contadas como uma despesa, o que reduziria os lucros reportados e possivelmente prejudicaria os preços das ações.


Mas há outro problema, igualmente importante, que recebe menos atenção, diz o professor de contabilidade da Wharton, Wayne R. Guay: Qual o efeito das opções sobre o número de ações que uma empresa tem em circulação? A resposta pode fazer uma grande diferença quando uma empresa calcula seu lucro por ação e quando os investidores calculam a relação preço / lucro crítica.


“O patrimônio de uma empresa não é apenas uma ação comum”, diz Guay. “A outra grande fatia são as opções de ações para funcionários… A maior parte do debate sobre as opções de ações tem sido como tratar as opções de ações como uma despesa no numerador do lucro por ação… mas seu efeito sobre o denominador tem que ser consertado também. ”


Guay, John E. Core, professor de contabilidade da Wharton, e S. P. Kothari, professor de contabilidade do Massachusetts Institute of Technology, examinaram o problema em seu artigo, The Economic Dilution of Employee Stock Options: EPS diluído para avaliação e relatórios financeiros. O artigo foi publicado no The Accounting Review, em julho de 2002, e tem especial relevância agora porque os reguladores, como o Financial Accounting Standards Board, devem modificar as regras contábeis das opções no próximo ano.


Depois de estudar 731 planos de ações da American Corporations, Guay e seus colegas concluíram que “o método existente de ações em tesouraria do FASB de contabilizar os efeitos dilutivos das opções em aberto subestima sistematicamente os efeitos dilutivos das opções e, portanto, exagera o lucro por ação reportado. ).


Os autores concluem que as regras contábeis atuais fazem com que a diluição de opções seja subestimada em cerca de 50% - a diluição de opções é realmente o dobro do que as empresas dizem ser. A subavaliação de subavaliação infla o lucro por ação, dizem os autores. & # 8220; Nós incorporamos o valor do tempo da opção em nossa medição e isso levará a uma maior diluição, & # 8221; diz Guay. "Se os investidores deixarem de considerar essa diluição, os preços das ações poderão ser inflacionados".


As opções de funcionários dão aos seus proprietários o direito de comprar ações a um preço definido a qualquer momento durante um determinado período. Normalmente, o preço de compra (também chamado de preço de exercício ou de exercício) é o preço da ação no dia em que as opções são emitidas. O direito de exercer as opções pode ser de uma só vez ou em etapas nos primeiros aniversários da concessão. As opções de empregados geralmente expiram se não forem exercidas em 10 anos.


As opções apelam aos funcionários porque podem transmitir um grande valor sem exigir que o funcionário coloquem dinheiro em risco, já que um deles possui ações reais de ações. Se o preço da ação subisse em mais de 10 anos, para US $ 100, uma opção com preço de exercício de US $ 25 valeria US $ 75. O funcionário pode exercer o direito de comprar as ações por US $ 25 e, em seguida, vendê-las imediatamente no mercado aberto por US $ 100. Se o preço das ações caísse para US $ 15, a opção seria inútil, mas o empregado não teria perdido dinheiro. Se ele tivesse ações reais, ele teria perdido US $ 10 por ação.


Escola Secundária Knowledge @ Wharton.


Em 1985, as opções em circulação nos livros das empresas - opções que haviam sido concedidas, mas ainda não exercidas - correspondiam a 4,6% das ações ordinárias das empresas de ações ordinárias. Em 1995, esse número cresceu para 8,9%, escrevem os autores. As opções tornaram-se ainda mais populares no final dos anos 90 e continuam a ser amplamente utilizadas, apesar das críticas ao seu papel na crescente remuneração dos executivos nos últimos anos.


O uso crescente de opções levantou um debate sobre como eles devem ser contabilizados. Alguns defendem o seu custo como despesa, argumentando que as opções têm valor e devem ser consideradas como um custo de compensação, assim como os salários e outros benefícios. Outros dizem que, como as opções não envolvem a transferência de dinheiro dos cofres da empresa, elas não devem ser contabilizadas.


Esta questão recebeu muita atenção nos últimos anos, e o FASB esperava publicar novas regras em 2004, exigindo alguma forma de despesa.


Mas isso ainda deixa o segundo problema de como explicar a diluição do valor das ações relacionada às opções, segundo Guay e seus colegas. As empresas têm várias maneiras de fornecer as ações necessárias para entregar aos funcionários que exercem as opções. Algumas empresas recorrem a uma reserva de ações que ainda não estão em circulação. Outros usam lucros para recomprar ações no mercado aberto, usando-os para construir uma reserva para atender a exercícios de opções.


De qualquer maneira, quando as opções são exercidas, o resultado é que mais ações estão em circulação, e isso reduz ou dilui o valor das ações anteriormente nas mãos dos investidores.


Se uma empresa tivesse um milhão de ações em circulação e os empregados exercessem opções para comprar 200.000 ações, então haveria 1,2 milhão de ações em circulação. Isso afetaria o lucro por ação, que é calculado dividindo-se os ganhos totais da empresa para o período pelo número de ações em circulação. Se a empresa ganhasse US $ 1 milhão, o lucro por ação seria de US $ 1 antes de as opções serem exercidas, e apenas 83,3 centavos após o exercício. Como o preço de uma ação é fortemente influenciado pelo lucro por ação, os ganhos mais baixos por ação provavelmente provocariam a queda do preço da ação.


Na prática, a contabilidade não é tão simples quanto neste exemplo. É fácil ver a diluição causada pelas opções que são exercidas, mas e as opções que poderiam ser exercidas, mas não foram?


Os investidores têm que calcular o dano potencial que poderia ser feito se as opções forem exercidas, mas eles não sabem quando as opções serão exercidas, se forem utilizadas. Muitos titulares de opções esperam para exercer até pouco antes de suas opções expirarem, esperando que o preço da ação suba ainda mais.


Sob as regras contábeis atuais, essa incerteza é tratada de maneira bastante simples: calculando quantas ações poderiam ser compradas pelo preço de mercado atual se todas as opções dentro do dinheiro fossem exercidas. Essas são opções com um preço de exercício inferior ao preço atual de mercado. Se o preço das ações for de US $ 10 e o preço de exercício for de US $ 5, cada opção poderá fazer com que o proprietário tenha um lucro de US $ 5. Isso é suficiente para comprar ½ de uma ação. Assim, cada opção cria uma parte da ação que é adicionada ao número total de ações ordinárias em circulação para calcular o lucro diluído por ação. Uma empresa pode ter um milhão de opções em aberto, mas conta apenas 500.000 no cálculo do lucro diluído por ação.


O problema com essa abordagem, dizem os autores, é que ela usa um valor muito baixo para potenciais lucros relacionados a opções. Isso significa que subestima o número de ações que poderiam ser compradas com esses lucros. Assim, a diluição é subestimada também.


Como os detentores de opções tendem a adiar o exercício até que os preços das ações subam ainda mais, o valor de uma opção in-the-money mantida hoje é, na verdade, maior do que a diferença entre o preço de mercado atual e o preço de exercício. Por exemplo, se um funcionário tivesse uma opção de US $ 25 e o preço da ação fosse US $ 75, as regras contábeis atuais avaliariam a opção em US $ 50. Mas se alguém oferecesse ao funcionário US $ 50 pela opção, ele poderia se recusar a vender, porque preferiria apostar que um preço mais alto da ação tornaria sua opção mais valiosa depois. Na verdade, isso é o que o funcionário típico faz.


Além disso, o método FASB não atribui nenhum valor às opções que não puderam ser exercidas com lucro. Essas são as opções dentro do dinheiro, em que o preço de exercício e o preço de mercado são os mesmos, e opções fora do dinheiro, em que o preço de exercício é maior do que o preço de mercado. Na verdade, se alguém pedisse a um funcionário que renunciasse a uma dessas opções por nada, ele provavelmente recusaria, pois, mesmo que a opção seja inútil hoje, o preço da ação subiria mais tarde o suficiente para colocar a opção no dinheiro. "É porque essas opções têm uma maturidade tão longa que têm muito mais valor", diz Guay.


Para descobrir quanto valor as opções de entrada, de saída e de fora do dinheiro têm para seus proprietários, os autores estudaram 731 planos de opções de 1995 a 1997. Eles concluíram que, embora a abordagem do FASB pudesse, por exemplo, valor de uma opção de US $ 50, pode ter um valor real de US $ 80 ou mais para seu dono.


Isso significa que os lucros relacionados às opções podem comprar mais ações, causando uma maior diluição quando esses são adicionados às ações ordinárias para calcular o lucro diluído por ação. Se o valor de US $ 80 fosse usado, o lucro por ação deveria ser menor e o preço das ações poderia cair.


Entre todos os planos de opções estudados, os autores descobriram que as opções devem aumentar o número de ações usadas no cálculo do lucro diluído por ação em 2,96%. O método FASB representou apenas metade da diluição - 1,46%. Nos casos mais extremos, a diluição de opções foi de cerca de 22%, mas a abordagem do FASB a colocou em apenas 14,5%.


Guay diz que ele e seus colegas não estão ligados ao seu próprio modelo de avaliação de opções, uma vez que qualquer abordagem envolve muitas premissas sobre fatores como os preços futuros das ações e em que ponto os funcionários escolherão se exercitar.


Mas eles acreditam que suas descobertas demonstram que os responsáveis ​​pelas regras devem ir além do debate atual sobre a possibilidade de contar as opções como uma despesa. Eles também devem buscar uma maneira melhor de descobrir como as opções prejudicam o valor das ações ordinárias.


Lucro por ação | Cálculo | EPS básico vs EPS diluído.


Quando você analisa a saúde financeira de uma empresa, a primeira medida que você pode querer verificar é a lucratividade. A parte do lucro de uma empresa alocada a cada ação em circulação de ações ordinárias é conhecida como Lucro por Ação ou EPS. Embora a interpretação do Earnings Per Share seja relativamente fácil, o cálculo do EPS não é tão simples. Por exemplo, vamos dar uma olhada na Tabela de ganhos por ação da Colgate Palmolive.


fonte & # 8211; Colchões da Colgate 10K.


Observamos que existem duas variações de EPS & # 8211; EPS básico e EPS diluído na Colgate. Observe também que as opções de ações e unidades de estoque restritas estão afetando o número total de ações em circulação. Se isto é um pouco confuso neste estágio, então não se preocupe, o primer em EPS cobre o básico e então o leva ao nível avançado de Earnings Per Share. Os tópicos abordados são conforme abaixo & # 8211;


O que é lucro por ação ou EPS?


Medida de lucratividade corporativa mais comumente usada para empresas de capital aberto. O lucro por ação (EPS) informa aos acionistas ordinários quanto da receita disponível está associada às ações que possuem (sua participação no bolo).


Pontos importantes a serem observados sobre o EPS.


O EPS é relatado apenas para ações ordinárias As empresas não negociadas publicamente não são obrigadas a divulgar os números de EPS. O EPS fornece informações para os acionistas ordinários sobre: ​​Pagamento de dividendos futuros O valor de suas participações.


Estrutura de capital simples versus complexa.


A estrutura de capital de uma empresa é simples se consistir apenas em ações ordinárias ou não incluir ações ordinárias potenciais que, após a conversão ou exercício, possam diluir os ganhos por ação ordinária. Empresas com estruturas de capital simples precisam apenas relatar a fórmula básica de EPS.


Uma estrutura de capital complexa possui títulos que poderiam ter um efeito diluidor sobre o lucro por ação ordinária. A partir de agora, pense no efeito dilutivo como aqueles títulos que reduzem o Lucro por Ação.


Uma estrutura de capital complexa possui títulos potencialmente diluidores, como opções, garantias ou títulos conversíveis. Empresas com estruturas de capital complexas devem reportar EPS básico e EPS diluído. O cálculo do EPS diluído sob uma estrutura de capital complexa permite que os investidores vejam o impacto adverso no EPS se todos os títulos diluídos se converterem em ações ordinárias.


Vamos olhar o exemplo da Colgate novamente neste contexto. A Colgate tem uma estrutura de capital complexa & # 8211; Por quê? A razão é que sua estrutura de capital contém opções de ações e unidades de estoque restritivas que podem aumentar o número de ações em circulação (denominador). Se o número de ações em circulação aumentar, o EPS diminuirá. Por favor, observe que no caso da Colgate, o número de ações que aumentam devido a opções de ações e unidades de estoque restritas é de 9,1 milhões para o ano de 2014.


fonte & # 8211; Colchões da Colgate 10K.


Lucro básico por ação (EPS) Definição.


O EPS básico não considera o efeito de quaisquer títulos diluídos. Aqui usamos os ganhos reais e o número real de ações ordinárias emitidas.


Fórmula EPS básica em uma estrutura de capital simples:


Os dividendos preferenciais do ano corrente são subtraídos do lucro líquido porque o lucro por ação refere-se aos ganhos disponíveis para o acionista ordinário. Dividendos de ações ordinárias não são subtraídos do lucro líquido.


Tomemos o exemplo da Colgate do exemplo acima, o lucro líquido (2013) atribuível aos acionistas ordinários é de US $ 2.241 milhões e as ações ordinárias em circulação é de 930,8 milhões. O EPS da Colgate para 2014 é de US $ 2.241 / 930,8 = US $ 2,41.


fonte & # 8211; Colchões da Colgate 10K.


Quantidade Média Ponderada de Ações Ordinárias.


Como o número de ações ordinárias em circulação pode mudar ao longo do ano, a média ponderada é usada para calcular o lucro por ação. A média ponderada do número de ações ordinárias é o número de ações em circulação durante o ano ponderado pela porção do ano em que estavam em circulação. Os analistas precisam encontrar o número equivalente de ações inteiras em circulação para o ano.


Três etapas para calcular o número médio ponderado de ações ordinárias em circulação:


Identifique o saldo inicial de ações ordinárias e as mudanças nas ações ordinárias durante o ano. Para cada alteração nas ações ordinárias: Etapa 1 e # 8211; Calcule o número de ações em circulação após cada alteração nas ações ordinárias. Emissão de novas ações aumenta o número de ações em circulação. A recompra de ações reduz o número de ações em circulação. Etapa 2 e # 8211; Ponderar as ações em circulação pela parte do ano entre essa alteração e a próxima alteração: peso = dias pendentes / 365 = meses pendentes / 12 Etapa 3 & # 8211; Soma até para calcular o número médio ponderado de ações ordinárias em circulação.


Calcule o EPS Básico.


Albatross Inc 2007 Lucro Líquido & # 8211; US $ 1.000.000. Dados adicionais fornecidos abaixo.


100.000 ações preferenciais classe A ações cumulativas, valor do dividendo $ 2,00 / ação 50.000 ações Classe B ações não cumulativas preferenciais, valor do dividendo $ 1,50 / ação Nenhum Dividendo declarado ou pago no ano atual Qual será o numerador do EPS básico da Albatross Inc?


Numerador de EPS = Lucro Líquido - Dividendos Preferenciais.


Média ponderada do número de ações.


O número médio ponderado de ações é calculado conforme abaixo de & # 8211;


Dividendos em ações & amp; Divisões de ações.


No cálculo do número médio ponderado de ações, os dividendos em ações e os desdobramentos são apenas mudanças nas unidades de medida, e não mudanças na propriedade dos lucros. Uma ação dividendo ou acionistas divididos). Quando ocorre uma bonificação ou divisão de ações, o cálculo do número médio ponderado de ações requer a atualização das ações em circulação antes do dividendo ou divisão de ações. Não é ponderada pela parcela do ano após a ocorrência do dividendo ou divisão de ações. Especificamente, antes de iniciar as três etapas de cálculo da média ponderada, os números a seguir são corrigidos para refletir os efeitos do dividendo / desdobramento: o saldo inicial das ações em circulação; Todas as ações emitidas ou compradas antes do dividendo ou dividendo; Nenhuma reformulação é feita para ações emitidas ou compradas após a data do dividendo ou dividendo. Se uma bonificação em ações ou um desdobramento ocorrer após o final do ano, mas antes que as demonstrações contábeis sejam emitidas, a média ponderada do número de ações em circulação durante o ano (e quaisquer outros anos apresentados na forma comparativa) deve ser reapresentada.


Calcular o efeito do desdobramento de ações & amp; Dividendos em Ações.


Calcular o número médio ponderado de ações para o seguinte -


O número médio ponderado de ações é calculado conforme abaixo de & # 8211;


Dividendos em ações da Colgate & # 8211;


Como resultado do desdobramento de ações de 2013, todos os dados históricos por ação e os números de ações em circulação foram ajustados retroativamente. Em 2012, as ações em circulação foram de 476,1 milhões e quase duplicaram, para 930,8 milhões, devido ao desdobramento de ações duas por uma.


fonte & # 8211; Colchões da Colgate 10K.


EPS diluído.


Se uma empresa tiver uma estrutura de capital complexa, ela deve reportar dois números de EPS: EPS básico e EPS diluído.


Os títulos podem ser diluidores ou anti-dilutivos. Títulos antidilutivos são aqueles que, mediante conversão ou exercício, aumentam o lucro por ação ou reduzem o prejuízo por ação. A probabilidade de conversão ou exercício de títulos anti-dilutivos é considerada remota.


O EPS diluído mostra o efeito adverso potencial máximo sobre o EPS se os títulos diluidores se converterem em ações ordinárias. O objetivo é mostrar o pior caso & # 8221; cenário. Portanto, o cálculo do EPS diluído não considera títulos anti-diluidores, o que aumenta o EPS. No cálculo do EPS diluído, os analistas precisam verificar cada título potencialmente dilutivo individualmente para ver se ele é dilutivo ou anti-dilutivo. Todos os títulos anti-diluição estão excluídos e não podem ser utilizados para compensar títulos diluidores.


Para calcular o lucro por ação diluído, comece do lucro por ação básico e, em seguida, remova o efeito adverso de todos os títulos diluídos em circulação durante o período.


No cálculo do EPS diluído, os efeitos adversos dos títulos diluidores são removidos ajustando-se o numerador e o denominador da fórmula básica de EPS.


Identifique todos os títulos potencialmente diluíveis: títulos conversíveis, opções, ações preferenciais conversíveis, bônus de subscrição, etc. Calcule o EPS básico. O efeito de títulos potencialmente diluidores não é incluído no cálculo. Determine o efeito de cada título potencialmente dilutivo sobre o EPS para ver se ele é dilutivo ou anti-dilutivo. Como? Calcule o EPS ajustado, supondo que a conversão ocorra. Se EPS básico (& gt;), a garantia é dilutiva (anti-dilutiva). Excluir todos os títulos anti-diluidores do cálculo do EPS diluído. Use títulos básicos e diluidores para calcular o EPS diluído.


Efeito da dívida conversível em EPS.


Efeito no numerador.


Na conversão, o numerador (lucro líquido) da fórmula básica de EPS aumenta de acordo com a despesa de juros líquida de imposto associada àquela aumentada pelo valor da despesa de juros, líquida de impostos associados a essas ações ordinárias potenciais. Por quê? Se convertido, não haveria juros para o título, de modo que a renda disponível para as ações ordinárias aumentaria de acordo. Os juros pós-impostos são usados ​​porque os juros dos títulos são dedutíveis, enquanto o lucro líquido é calculado após a dedução do imposto.


Efeito no denominador.


Na conversão, o denominador (número médio ponderado de ações em circulação) da fórmula básica de EPS aumenta pelo número de ações criadas a partir da conversão, ponderado pelo tempo que essas ações estariam em circulação: número de ações devido a conversão = valor nominal de o preço de conversão / conversão convertível.


Antes de calcular o EPS diluído, é preciso verificar se essa garantia é anti-dilutiva. Para verificar se a dívida conversível é anti-dilutiva, calcule.


Se este número for menor que o EPS básico, a dívida conversível é dilutiva e deve ser incluída no cálculo do EPS diluído.


Exemplo EPS & # 8211; Efeito da dívida conversível.


Calcular o número médio ponderado de ações para o seguinte -


Durante 2006, a KK Enterprise reportou lucro líquido de US $ 250.000 e teve 100.000 ações ordinárias. Durante 2006, a KK Enterprise emitiu 1.000 ações de 10%, com ações preferenciais de $ 100 em circulação. Em 2006, a KK Enterprise emitiu, ao par de 600, US $ 1.000, bônus de 8%, cada um conversível em 100 ações ordinárias. Calcule o EPS diluído. Suponha taxa de imposto & # 8211; 40%


Cálculo do EPS diluído.


Efeito do estoque preferencial conversível.


Efeito no numerador.


Na conversão, o numerador da fórmula básica de EPS aumentaria pelo valor dos dividendos preferenciais. Se convertido, não haverá dividendos para as ações preferenciais conversíveis, de forma que a renda disponível para as ações ordinárias aumentará de acordo. Diferentemente dos juros dos títulos, os dividendos preferenciais não são dedutíveis nos impostos.


Efeito no denominador.


Na conversão, o denominador da fórmula básica de EPS aumentaria pelo número de ações criadas a partir da conversão, ponderada pelo tempo que essas ações estariam em circulação: número de ações devido à conversão = número de ações preferenciais conversíveis em circulação x taxa de conversão. O tempo em aberto seria o ano inteiro se as ações preferenciais fossem emitidas em um ano anterior, ou uma fração do ano, se as ações preferenciais forem emitidas no ano atual.


Antes de calcular o EPS diluído, é preciso verificar se essa garantia é anti-dilutiva.


Para verificar se o estoque preferencial conversível é anti-dilutivo, calcule.


Se esse número for inferior ao EPS básico, o estoque preferencial conversível será dilutivo e deverá ser incluído no cálculo do lucro por ação diluído.


Exemplo & # 8211; Efeito do estoque preferencial conversível no EPS.


Durante 2006, a KK Enterprise reportou lucro líquido de US $ 250.000 e teve 100.000 ações ordinárias. Durante 2006, a KK Enterprise emitiu 1.000 ações de 10%, com ações preferenciais de $ 100 em circulação, cada uma conversível em 40 ações. Calculou o EPS diluído. Suponha taxa de imposto & # 8211; 40%


Cálculo do EPS diluído.


Método de Ações do Tesouro & # 8211; Opções e warrants.


O método de Ações em Tesouraria é usado para calcular o impacto de títulos diluidores, como Opções e Warrants. Por favor, olhe para o método de ações do Tesouro para uma cobertura detalhada.


Lucro por Ação da Colgate.


Observamos o seguinte no cronograma de ganhos por ação da Colgate.


fonte & # 8211; Colchões da Colgate 10K.


Metodologia Básica de Cálculo de EPS & # 8211; O lucro básico por ação ordinária é calculado dividindo-se o lucro líquido disponível para os acionistas ordinários pela quantidade média ponderada de ações ordinárias em circulação durante o período. Metodologia de cálculo de EPS diluído & # 8211; O lucro diluído por ação ordinária é calculado usando o método de ações em tesouraria com base na média ponderada do número de ações ordinárias, mais o efeito dilutivo das ações ordinárias em circulação durante o período. Ações ordinárias potenciais diluidoras incluem opções de ações em circulação e unidades de estoque restritas. Títulos anti-dilutivos & # 8211; Em 31 de dezembro de 2013, 2012 e 2011, o número médio de opções de ações que eram anti-dilutivas e não incluídas nos cálculos de lucro por ação diluído foi 1.785.032, 3.504.608 e 3.063.536, respectivamente, Stock Split Adjustment & # 8211; Como resultado do desdobramento de ações de 2013, todos os dados históricos por ação e os números de ações em circulação foram ajustados retroativamente.


Como o Lucro por Ação está relacionado aos Mercados de Ações.


Ganhar representa rentabilidade da empresa e é considerado o mais importante indicador de saúde financeira da empresa. Os ganhos são reportados quatro vezes por ano pelas empresas de capital aberto e notamos que os analistas de pesquisa e investidores seguem de perto esta temporada de resultados. Ganhos crescentes ou EPS são uma medida do ótimo desempenho da empresa e, de certa forma, uma medida de retorno para o investidor. Infact, EPS é diretamente para os mercados de ações por wallstreet PE wide mega faixa larga ou relação preço / EPS. Diminuir o múltiplo de PE em comparação com o PE médio da indústria, melhor é do ponto de vista de investimentos e avaliações. Os preços das ações reagem fortemente aos resultados trimestrais devido à mesma conexão. Por exemplo, abaixo está o movimento do preço da ação da Blackberry Ltd. após o relatório trimestral de lucros. Observe os movimentos bruscos nos preços das ações. Saiba mais sobre o Enterprise Value e Equity Value aqui.


Outros recursos que você pode gostar.


Se você aprendeu algo novo ou gostou da postagem, por favor, deixe um comentário abaixo. Diz-me o que pensas. Muito obrigado e tome cuidado. Aprendizagem Feliz!


Impacto dos dividendos e desdobramentos das ações no lucro por ação (EPS)


Os dividendos de ações são o pagamento de ações adicionais de ações aos acionistas ordinários. Por exemplo, suponha que uma empresa anuncia um dividendo de 5% para todos os acionistas registrados. Para cada 100 ações detidas, os acionistas recebem mais 5 ações.


No caso de desdobramentos, a empresa aumenta o número de ações em circulação e reduz o preço de cada ação. Por exemplo, suponha que uma empresa anuncia um desdobramento de ações 3 por 2. Para cada 100 ações detidas, os acionistas recebem outras 50 ações.


Divisões de ações e dividendos de ações são economicamente os mesmos. O número de ações em circulação aumenta e o preço de cada ação cai. O valor da empresa não muda. Um desdobramento de ações 3 por 2 é o mesmo que um dividendo de ações de 50%. Para cada 100 ações detidas, os acionistas recebem outras 50 ações.


No cálculo do LPA, as Ações Ordinárias Média Ponderadas Totais serão afetadas por dividendos em ações e desdobramentos. Vamos dar um exemplo para entender isso.


Uma empresa tem lucro líquido de US $ 1 milhão. Ela pagou dividendos de US $ 100.000 a seus acionistas preferenciais e também pagou dividendos de US $ 200.000 a seus acionistas ordinários.


A empresa tinha 12.000 ações ordinárias em circulação em 1º de janeiro. Em 1º de março, emitiu 2700 ações; em 1º de julho, ele declarou uma bonificação de 20%; e em 1º de dezembro, adquiriu 480 ações como ações em tesouraria. A média ponderada do número de ações ordinárias é calculada abaixo:


Passo 1: Ajustar o número de ações antes do dividendo para o número de ações pós-dividendo.


Isso será feito pela multiplicação do número de ações antes da declaração de dividendos em 1,2 (dividendo de 20%).


1 de janeiro 12.000 * 1.2 = 14.400.


1 de julho de 2700 * 1,2 = 3.240.


1 de dezembro de -480 (sem ajuste)


Passo 2: Calcular as Ações Ordinárias Média Ponderadas Totais.


Receita e Resumo EPS.


Receita e Lucro por Ação (EPS) são o coração da análise fundamental do valor de uma empresa. A Receita e o Resumo EPS apresentam a Receita, EPS e Dividendos de uma empresa por ano e trimestre nos últimos três anos, em uma única página. Saber mais.


Insira até 25 símbolos (separados por vírgulas ou espaços)


Pesquisa de símbolo.


Resumos mais vistos de hoje.


Notícias da Empresa Mais Vistas de Hoje.


Sobre a receita e a página de resumo do EPS.


Mudanças no lucro por ação e receita são indiscutivelmente os fatores mais importantes que influenciam o preço das ações. O NASDAQ Revenue e EPS Resumo fornece a Receita, EPS e Dividendos de uma empresa por ano e trimestre nos últimos três anos, em uma única página. Isso permite aos investidores comparar rápida e facilmente esses números financeiros importantes, trimestre a trimestre e ano a ano.


Qual é a fonte dos dados?


O Edgar Online hospeda a página e eles coletam os dados dos arquivos da SEC (normalmente o 10Q e 10K).


Eu sei que houve um anúncio trimestral. Por que não está disponível?


Esta página é atualizada quando o Edgar Online processou os registros junto à SEC.


Por que os investidores se importam?


Mudanças na Receita e EPS são os fatores mais importantes no preço de longo prazo das ações da empresa. Receitas crescentes e EPS muitas vezes levam à valorização das ações. Investidores experientes podem comparar EPS e Receita do trimestre de um ano para o mesmo trimestre do ano seguinte, para calcular o lucro por trimestre e receita trimestral a trimestre. Também é comum comparar trimestres sequenciais de crescimento de EPS e receita. Esses dados são o coração da análise fundamental do valor de uma empresa.


Método de Ações do Tesouro & # 8211; Guia Completo para Iniciantes!


As Opções de Compra de Ações são opções de compra complexas concedidas pelas empresas como parte do pacote de remuneração. Quando as opções de ações são exercidas em grandes quantidades, isso pode ter um impacto significativo no número total de ações em circulação, diluindo assim o EPS e afetando negativamente as avaliações da empresa.


Para estar em conformidade com o GAAP, o impacto dilutivo das Opções de Ações e warrants deve ser capturado usando o Método de Ações do Tesouro. Este artigo discute as porcas e parafusos do método de ações do Tesouro & # 8211;


O que são opções de ações de funcionários ou ESO?


A opção de ações do empregado (ESO) é uma opção & # 8220; & # 8221; concedido aos funcionários da empresa que tem o direito, mas não a obrigação, de comprar o número prometido de ações a um preço pré-determinado. Observe que o ESO é diferente das opções negociadas em bolsa, pois não são negociadas e não vêm com componente de venda.


Além disso, observe que o preço pré-determinado também é chamado como preço de exercício ou preço de exercício.


Dê uma olhada nesta tabela de opções da Colgate 2014 10K. Esta tabela fornece detalhes das opções de ações em circulação da Colgate juntamente com seu preço de exercício médio ponderado.


Como as Opções de Ações do Empregado afetam o Lucro por Ação?


As Opções de Ações podem ser exercidas se o Preço de Mercado for maior que o Preço de Exercício ou o preço de exercício. (in-the-money) Uma vez que as opções de ações são exercidas, a empresa emite "ações" & # 8221; ao titular das opções. Isso, por sua vez, aumenta o número total de ações em circulação. O Lucro por Ação (Lucro Líquido / número de ações em circulação) diminui à medida que o denominador aumenta.


Além disso, você também deve estar ciente de duas importantes terminologias de Opção de Empregado & # 8211; Opções pendentes e opções exercíveis.


Opções em aberto é o número total de opções em circulação emitidas pela Companhia, mas não necessariamente adquiridas. Essas opções podem estar dentro do dinheiro ou fora do dinheiro. Na Colgate, as opções pendentes são 42,902 milhões de opções Exerciseable & # 8211; Opções que são adquiridas a partir de agora. Essas opções podem estar novamente dentro do dinheiro ou fora do dinheiro. Para a Colgate, as Opções exercíveis são de 24,946 milhões.


Vejamos o exemplo da Colgate 2014 10K, conforme observado acima, existem 24,946 milhões de opções de ações para funcionários que são exercíveis. Para considerar o efeito da diluição, nós apenas tomamos as opções exercíveis & # 8221; e não as "Opções pendentes", pois muitas das opções pendentes podem não ter sido adquiridas.


Vamos comparar o preço médio de exercício de US $ 46 com o preço atual de mercado da Colgate. No fechamento de 13 de junho de 2016, a Colgate estava sendo negociada a US $ 76,67. Como o Preço de Mercado é maior do que o preço de exercício, todos os 24,946 milhões são in-the-money e, portanto, aumentará o número total de ações em circulação será de 24,946.


Lucro Líquido 2014 da Colgate = 2.180 milhões de Ações Básicas = 915,1 milhões de fórmulas do EPS básico = 2180/915 = $ 2,38.


Impacto das Opções de Ações no EPS Diluído da Colgate (Método de Ações do Tesouro Não Utilizado)


Lucro Líquido 2014 da Colgate = 2.180 milhões de Ações Oustanding = 915,1 milhões + 24,946 milhões = 940,046 EPS diluído = 2180 / 940,046 = $ 2,31.


Como você pode ver, o EPS caiu de US $ 2,38 para US $ 2,31 devido ao impacto das opções de ações.


Se a quantidade de opções de ações emitidas pela empresa for grande, isso pode ter um impacto significativo no EPS da empresa, afetando negativamente a avaliação da empresa. Veja a relação PE para mais detalhes.


Assim, para minimizar o impacto da diluição do EPS, utilizamos o Método de Ações do Tesouro.


Vamos agora tentar responder as seguintes perguntas & # 8211;


O que é feito com os recursos de opção? (a empresa recebe fundos dos empregados no exercício de opções) Esses recursos de opção podem ser usados ​​de alguma forma para reduzir o impacto da diluição (leia-se Treasury Stock Method)


O que é o método de estoque do Tesouro?


O método de estoque de ações da Tesouraria pressupõe que as opções e os bônus de subscrição são exercidos no início do ano (ou data de emissão, se posterior) e os recursos do exercício de opções e bônus são usados ​​para comprar ações ordinárias para a tesouraria. Não há ajuste no lucro líquido no numerador. Quando do exercício das opções ou bônus de subscrição, a companhia recebe o seguinte montante de recursos: preço de exercício da opção x número de ações emitidas aos titulares das opções ou bônus de subscrição. A empresa utilizará então o produto do exercício das opções e dos warrants para recomprar ações ordinárias ao preço médio de mercado do ano. A variação líquida no número de ações em circulação é o número de ações emitidas para detentores das opções ou bônus de subscrição, menos o número de ações adquiridas do mercado.


Abaixo estão os 3 principais passos utilizados para o método de estoque do Tesouro.


Fórmula do método de estoque de tesouraria para aumento líquido no número de ações.


Se o preço de exercício da opção ou dos warrants for inferior ao preço de mercado da ação, ocorrerá diluição. Se superior, o número de ações ordinárias é reduzido e ocorre efeito anti-dilutivo. Neste último caso, o exercício não é assumido.


Exemplo de método de estoque da tesouraria.


Durante 2006, a KK Enterprise reportou lucro líquido de US $ 250.000 e teve 100.000 ações ordinárias. Durante 2006, a KK Enterprise emitiu 1.000 ações de 10%, com ações preferenciais de $ 100 em circulação. Além disso, a empresa tem 10.000 opções com preço de exercício (X) de US $ 2 e o preço de mercado atual (CMP) de US $ 2,5. Calculou o EPS diluído.


Suponha taxa de imposto & # 8211; 40%


Exemplo básico de EPS.


EPS diluído.


Denominador = 100.000 (ações básicas) + 10.000 (nas opções de dinheiro) - 8.000 (recompra) = 102.000 ações.


Método de Ações do Tesouro & # 8211; Exemplo Colgate.


Vejamos como a Colgate contabilizou essas Opções de Ações ao calcular o EPS diluído.


Como você pode ver acima, para o ano encerrado em 2014, apenas 9,2 milhões foram considerados (em vez de 24,946 milhões). Por quê?


A diferença é de 24,946 milhões & # 8211; 9,2 milhões = 15,746 milhões de ações.


A resposta está na Colgate 10K & # 8211; menciona que o lucro diluído por ação ordinária é calculado usando o método de ações em tesouraria. Com isso, podemos supor que 15.746 podem estar relacionados à recompra usando os recursos de opção.


Se você aprendeu algo novo ou gostou da postagem, por favor, deixe um comentário abaixo. Diz-me o que pensas. Muito obrigado e tome cuidado. Aprendizagem Feliz!


Dheeraj Vaidya.


trabalhou como Analista de Equity do JPMorgan, ex-CLSA India Analyst; qualificação de ensino - engg (IIT Delhi), MBA (IIML); Este é o meu blog pessoal que visa ajudar estudantes e profissionais a se tornarem impressionantes na Análise Financeira. Aqui, eu compartilho segredos sobre as melhores maneiras de analisar ações, zumbindo IPOs, M & A, Private Equity, Startups, Avaliações e Empreendedorismo.


É sempre uma boa peça de informação compartilhada por você, e tão bem explicado ... continue indo os melhores desejos.

Комментариев нет:

Отправить комментарий